À medida que as medidas para limitar a propagação do coronavírus se alastram por todo o país, cada vez mais pessoas que têm a sorte de ter empregos que podem ser feitos remotamente estão agora a conduzir os seus 9 a 5 de casa.
Como tal, ultimamente tem havido muita conversa online sobre como trabalhar a partir de casa de forma eficaz. A maioria dos conselhos é o mesmo: veste roupas verdadeiras, instala um espaço de secretária que não é a tua cama, e segue a tua rotina matinal como se estivesses mesmo a ir trabalhar.
Eu (educadamente) acho que isso é uma treta: a beleza de trabalhar em casa é a capacidade de se sentar no seu sofá em cuecas furadas enquanto escreve relatórios de despesas.
Mas, sim! Se vives com o teu outro significativo, não é assim tão simples.
Hipoteticamente, soa bem — ficar perto do seu boo todos os dias, durante semanas a fio. Provavelmente era tudo o que desejavas quando se juntaram e estavam a fazer sexo sete vezes por dia. Mas quando o seu parceiro entra excitadamente na sala para lhe mostrar aquele vídeo dos pinguins a visitar um aquário que todos vimos, interrompendo o seu comboio de pensamento pela terceira vez enquanto tenta escrever um e-mail delicado para o seu chefe, pode sentir-se diferente.
Keith Pandolfi, um escritor que agora trabalha em casa ao lado da mulher, twittou: “Para a minha mulher, que tem um trabalho muito mais importante do que eu — sou simplesmente um colega preguiçoso que quer sempre falar sobre a minha vida interior e o que acabei de ver na internet enquanto ela está a tentar fazer merda. Se eu trabalhasse para ela, ela despedia-me.” Relacionável!
Casais recém-trabalhando em casa: Está na hora de falarmos de procrastisexo. — Brett Martin (@brettmartin) 11 de março de 2020
Olha, o meu namorado ama-me, mas posso dizer-te agora que ele está menos que entusiasmado com a perspetiva de ambos trabalharmos a tempo inteiro em casa. Ele está habituado a dias silenciosos e lentos em casa cheio de café e de ver filmes (o seu trabalho real e invejável).
Quando trabalho em casa, por outro lado, sou como uma bola de pinball a saltar entre os níveis de energia de um rato dos desenhos animados sonolentos e um furacão que bebeu um Red Bull. Trabalhámos de casa durante cinco anos, por isso estamos um pouco preparados para isto, mas agora, num futuro previsível, estamos juntos, sem sairmos à noite com amigos ou passatempos separados para fornecer um amortecedor.
O melhor que podemos esperar é algum tempo a sós enquanto uma pessoa toma banho.
Para descobrir algumas estratégias de resolução, falei com um grupo de pessoas que trabalham em casa ao lado dos seus parceiros normalmente (antes do COVID-19) para ver como é e como fazem com que funcione.
Coloque o seu horário de trabalho.
O seu apartamento não é uma universidade e não é professor (bem, acho que sim), mas deve manter um horário normal de trabalho enquanto trabalha em casa.
Não só deve cumprir a sua agenda, como deve comunicar com o seu parceiro todas as manhãs sobre como é o dia. Lembre-os de quaisquer chamadas importantes que possa ter onde precisará de mais silêncio ou sem interrupções. Partilhe um calendário do Google ou até escreva um num pedaço de papel e coloque-o no frigorífico.
Se um de vocês é mais propenso a distração e o outro precisa de silêncio completo para se concentrar, agende algumas pausas planeadas para falar uns com os outros e fazer o check-in para que não esteja a prejudicar a produtividade de ninguém.
Robert Burroughs, de New Brunswick, de 28 anos, disse que enquanto o seu parceiro tende a trabalhar num horário rígido de 9 a 5, “costumo fazer sprints onde trabalho duro por algumas horas e depois intervaloi um pouco e depois trabalho duro por algumas horas.”
Lembra-te, só porque o teu dia de trabalho acabou, não quer dizer que o do teu parceiro seja. Christine, de Atlanta, 26 anos, disse: “Ambos marcamos as nossas horas na maior parte do tempo, mas ajuda muito se trabalharmos no mesmo horário. É muito fácil distrairmo-nos uns aos outros se um de nós estiver a trabalhar e o outro estiver a descansar ou a fazer tarefas em casa.”