Pergunte a um treinador sexual: como conto o meu par sobre o meu STI?

Ask a Sex Coach é uma coluna onde a treinadora sexual baseada em Sydney, Georgia Grace, responde às perguntas a que gostaria saber a resposta. Tem uma pergunta relacionada com sexo que prefere fazer à Anon? Fique de olho nas nossas histórias do Instagram, onde iremos publicar uma chamada para as suas perguntas nas próximas semanas.

P: Sou solteiro e tenho um STI. Como podes imaginar, namorar é realmente assustador- assim que conheço alguém de quem gosto, a minha mente salta para o facto de que vou precisar de lhes dizer, e preocupa-me que isso arruíne tudo. É possível ter essa conversa de uma forma que não seja totalmente embaraçosa para nós dois?
Georgia Grace: É uma pena que haja tanta desinformação e estigma em torno das DST, porque faz com que falar sobre eles se sinta desconfortável quando não precisa de ser. Estima-se que cerca de uma em cada seis pessoas terá um STI durante a sua vida. Então, por favor, saiba, um STI não diz nada sobre quem você é como pessoa; não és sujo ou indigno de amor e sexo alucinante. Mereces uma relação amorosa e um bom sexo, tal como todos os outros.

Embora ninguém goste de falar sobre isso, as estatísticas mostram que conversas abertas em torno da saúde sexual diminuem ativamente o risco de transmissão de STI. A pesquisa também mostra que as pessoas que divulgam o seu STI aos seus parceiros têm sentimentos mais positivos em relação à sua autoestima sexual do que aquelas que não revelam. Mas, infelizmente, muito poucos de nós foram ensinados a ter estas conversas abertas muitas vezes complicadas.

Sim, é mais fácil dizer do que fazer, mas quanto mais honesto e aberto puderes ser, melhor. Todos são únicos, por isso é importante abordar o assunto cuidadosamente e falar com o seu potencial amante de uma forma que seja melhor para si, e espero que faça sentido para eles. O mais importante é que a conversa ocorra de alguma forma ou forma.

Se ainda estás preso e não sabes por onde começar, aqui estão algumas maneiras sem vergonha que te podes aproximar a contar uma possível aventura sobre o teu STI.

Conheça os factos
Se tens um STI ou estás a dormir com alguém que tem um, isto aplica-se a ti. Agora, entendo que quando se começa uma relação, quer-se sentir despreocupado – pode ser esmagador o suficiente conhecer alguém novo, e aprofundar a saúde sexual pode parecer demasiado cedo. Mas ao compreender o seu próprio STI e ficar a cargo dos factos, está a preparar-se para uma relação saudável.

Em vez de acreditar em tudo o que ouve sobre o tema das STIs, falar com um profissional de saúde positivo em sexo sobre a sua situação específica vai ajudá-lo a sentir-se confiante sobre os sintomas, o tratamento e como o seu STI pode ser transmitido. Porque se não sabes as entradas e saídas do teu STI, também não podes esperar que a pessoa com quem andas perceba o que se passa.

A Better Health e a Mayo Clinic são ambos bons recursos on-line para obter uma compreensão superficial de todas as coisas relacionadas com o STI, mas também recomendo obter o furo do seu GP ou de um profissional médico treinado.

Deixe um comentário